loader image
Doses de Amor

Doses de Amor

Doses de Amor

As “Doses de Amor” da Casa Escola António Shiva® são conhecidas por muitos daqueles que nos visitam. Umas bolachinhas deliciosas, feitas com muito amor, que foram criadas para agradecer e retribuir tudo aquilo que a vida nos traz.

As Doses de Amor são crocantes, doces o quanto baste e têm um aroma e sabor a cardamomo, canela e gengibre.
Venha aprender como fazê-las!

Ingredientes:

  • 500 g de farinha de trigo

  • 75 g de flocos de aveia

  • 300  de creme vegetal

  • 250 g de açúcar amarelo

  • 1 ovo (temperatura ambiente)

  • 1 c. chá de sal

  • 1/2 c. de chá de gengibre em pó

  • 2 c. chá de canela

  • 6 vagens de cardamomo

  • 1 c. chá de fermento em pó

Preparação:

  1. Bata o creme vegetal com o açúcar amarelo. Quando a mistura estiver homogénea, acrescente o ovo e bata novamente.
  2. Triture a aveia com as especiarias (descascando as vagens de cardamomo) e junte à farinha com o fermento.
  3. Envolva esta mistura com o preparado do creme vegetal, açúcar e ovo e misture até ficar uma massa homogénea. Se necessário, coloque a massa em cima da mesa e misture com as mãos até ficar envolvida.
  4. Envolva a massa em película aderente e deixe repousar no frigorífico durante no mínimo 2 horas.
  5. Estique a massa numa superfície enfarinhada e corte as bolachas em forma de coração, levando-as a cozer em forno pré-aquecido (200ºC), num tabuleiro forrado com papel vegetal até ficarem douradinhas.
  6. Deixe as bolachas já cozidas arrefecerem sobre uma grelha e após estarem frias guarde-as num frasco.

Faça Download da receita em PDF

Como fazer Xarope de Agrião?

Como fazer Xarope de Agrião?

No workshop “Como fazer Xarope de Agrião”, realizado online e presencialmente na Casa Escola António Shiva®, abordámos algumas propriedades medicinais dos componentes do xarope e aprendemos como prepará-lo.

Os constituintes do xarope e as suas propriedades

O agrião é considerado um superalimento devido aos seus benefícios para a saúde. É uma planta semi-aquática, encontrada frequentemente em fontes, rios e valas.

A sua composição apresenta vitaminas A, C, D, E e K e vitaminas do complexo B e minerais como cobre, zinco, magnésio, ferro, fósforo, manganês, cálcio e potássio. Para podermos aproveitar as suas propriedades medicinais podemos usá-lo em saladas, sumos naturais, em sopas ou em preparados como xaropes.

Ao nível das propriedades medicinais podemos destacar os seus efeitos nos sistemas digestivo, cardíaco e respiratório. Iremos focarmo-nos nos seus efeitos no sistema respiratório, sendo que este xarope é indicado para limpar os brônquios, eliminar tosses e problemas nas vias respiratórias.

Pela sua grande quantidade de vitamina C, o agrião estimula o sistema imunitário, auxiliando o organismo no seu mecanismo de proteção.

Devido às suas propriedades descongestionante e expectorante, o agrião auxilia a eliminação de muco e expectoração, limpando as vias respiratórias e melhorando a respiração. O agrião também tem propriedades antibacterianas.

Para além disso fornece diversos minerais ao organismo, que são importantes no desempenho de funções vitais, tais como o magnésio, potássio, ferro, cálcio e o zinco.

Este xarope contém também limão.  Este fruto é muito usado no combate às constipações e faz parte de diversos preparados com esse intuito. O limão é muito rico em vitamina C. Ajuda no fortalecimento do sistema imunitário e tem propriedades antibacterianas e antivirais.

Finalmente temos o gengibre. O gengibre tem uma ação anti-inflamatória. Ajuda na desintoxicação do organismo, sendo útil em casos de gripes. Para além disso tem um efeito relaxante e calmante o que ajuda também no caso da tosse. É também expectorante.

Como preparar o xarope de agrião?

Os ingredientes necessários para preparar o xarope de agrião são:

  • 400 gramas de Agrião
  • 500 gramas de Açúcar branco
  • 500 ml de Água
  • 2 Limões
  • 30 gramas de Gengibre

Num tacho, coloca-se o açúcar para caramelizar em lume brando, mexendo de vez em quando. Após estar caramelizado, junta-se o agrião lavado e o gengibre. Utiliza-se o agrião na íntegra, ou seja, colocam-se também os caules, porque estes são bastante ricos em minerais. Adiciona-se a água e o sumo dos limões. Deixa-se engrossar até ter a consistência de xarope, em lume médio.

Toma-se consoante a necessidade, sendo que a toma mínima aconselhada são 3 colheres de sopa por dia, após as principais refeições.

Bolo de Agrião

Bolo de Agrião

Bolo de Agrião

 Na horta da Casa Escola temos abundância de agrião e tentamos usá-lo de diferentes formas, aproveitando as suas propriedades nutritivas e medicinais.

Este delicioso bolo combina o inconfundível sabor do agrião e a sua vibrante cor, sendo excelente para servir ao lanche ou à sobremesa.

Doses

10 fatias

Categoria:

Bolos

Para servir:

Sobremesa ou lanche

O agrião é bastante utilizado em saladas, mas as suas propriedades medicinais permitem utilizá-lo de outras maneiras. Como xarope ou tónico é útil para o sistema respiratório, sendo desconngestionante e expectorante.

Ingredientes:

  • 150 gr de agrião
  • 4 ovos
  • 1+1/2 chávenas de açúcar amarelo
  • 2 chávenas de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 100 ml de azeite
  • 50 ml de leite

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Arranje e lave os agriões.
  3. No liquidificador junte as gemas, o agrião, o azeite, o leite e o açúcar. Triture bem.
  4. Bata as claras em castelo.
  5. Misture o preparado dos agriões com a farinha e o fermento. Envolva as claras batidas.
  6. Leve ao forno, numa forma untada com farinha e manteiga, durante 50 minutos ou use um palito para testar a cozedura.

Faça Download da receita em PDF

Casinhas de Biscoito

Casinhas de Biscoito

Em Dezembro começa a cheirar a Natal. Apesar de este ano esta época ser completamente diferente daquilo que estamos habituados, podemos transformá-la naquilo que quisermos. Deixamos então uma sugestão bastante divertida para fazermos com os mais pequenos e graúdos e darmos asas à nossa criatividade: a construção de casinhas de biscoito.

Tradicionalmente originárias da Alemanha, baseadas no conto Hansel e Gretel, estas casinhas são normalmente feitas com gengibre. Mas decidimos criar com outra a receita. Deixamos ao seu critério os sabores que gosta de adicionar. O molde também foi simplificado e o resultado foi um estrutura com a sua “personalidade”, mas garantimos que foi muito divertido.

A receita da massa encontra-se nos anexos abaixo. Nós usámos ovos das nossas galinhas felizes e por alguns terem tamanhos distintos, influenciou a textura da massa (tenham isso em conta quando prepararem  a massa). Acrescentámos um pouco de farinha e resolvemos o problema. A temperatura da massa também importa, pois como leva manteiga, se aquecer muito nas nossas mãos, começa a derreter. Se isso acontecer, pode colocar-se um pouco no frigorífico.

Nota: na nossa experiência, algumas das peças da casa ficaram um pouco tortas. Usámos essa oportunidade para nos libertar do perfeccionismo. No forno, podem também acontecer algumas alterações na estrutura, portanto, é melhor deixar uma margem no corte para possíveis encolhimentos.

Ao deixar arrefecer a massa devem colocar-se as peças numa superfície lisa. Isto é muito importante, para que as paredes e os telhados não fiquem ligeiramente abaulados como aconteceu com as nossas casinhas.

Podem imprimir ou apenas baixar a receita e todo o passo a passo, não esquecendo do molde. Depois de prepararem tudo e decorarem a vossa casinha, podem enviar uma foto para o nosso email (casaescola@solucaoperfeita.com), deixando a vossa partilha e experiência como inspiração a todos os que quiserem tentar.

Deixo agora um exemplo de decoração experimentado por nós!

O passo a passo e o molde das casinhas encontra-se abaixo.

Divirtam-se!

Ângela

Torta de Laranja

Torta de Laranja

Torta de Laranja

A laranja doce foi introduzida na Europa pelos portugueses no século XVI.

É por isso que as laranjas doces são denominadas “portuguesas” em vários países, especialmente nos Balcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialetos italianos.

A torta de laranja é da região de Lisboa.

Bom apetite!

Doses

8

Tempo de preparação

45 minutos (tempo de cozedura incluído)

Categoria:

Doces/Sobremesas

Para servir:

Sobremesa ou lanche

Introdução
Sobre esta receita
As tortas são habitualmente doces sob a forma de bolo que, confeccionado simples, é enrolada. Então tortas serão o que também se chama bolo enrolado. A Torta de Segredos, oriunda do Convento de Nossa Senhora do Carmo de Aveiro, possivelmente deu origem às tortas de laranja. Mas a Torta de Laranja, como hoje é mais conhecida, deve ter sido oriunda do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Lagos.
Fonte:  Estilo de Vida
Ingredientes:
  • 500 g de açúcar
  • 50 g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 laranjas (raspa e sumo)
  • 12 ovos
A laranja é muito conhecida por ser fonte de vitamina C. A vitamina C é o nutriente mais importante da laranja. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa. As laranjas produzidas em agricultura biológica parece que são mais ricas em vitamina C.

Preparação:

1º Passo

Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal. Unte o papel vegetal também. Pré-aqueça o forno a 180º.

2º Passo

Bata os ovos com o açúcar. Junte o sumo e a raspa das laranjas e misture.

3º Passo

Acrescente a farinha de trigo misturada com o fermento e bata até misturar bem todos os ingredientes.

4º Passo

Deite o preparado no tabuleiro e leve ao forno até cozer (aproximadamente 20 minutos, dependendo do forno).

5º Passo

Enrole a torta ainda quente.

Pode polvilhar a torta com um pouco de açúcar.

Faça Download da receita em PDF

A nossa experiência

Um doce simples e de preparação fácil. Uma delícia!!!

Isabel

“Uma sobremesa clássica, fácil de fazer e deliciosa!”

Ângela

Mais receitas brevemente…

Tarte de Maçã Crudívora

Tarte de Maçã Crudívora

Tarte  de Maçã Crudívora

Ingredientes:

Base

  • 2 xícaras de tâmaras sem caroço
  • 2 xícaras de caju

Recheio

  • 3 maçãs
  • 1 xícara de tâmaras sem caroço
  • Sumo de 1 laranja pequena
  • Canela a gosto
  • Água q.b.

Preparação

Base: Trituram-se os ingredientes até ficar uma massa maleável. Coloca-se o preparado na base da forma e pressiona-se até que fique tudo ligado e uniforme.

Recheio: Descascam-se as maçãs e reserva-se 1 metade de maçã. Cortam-se as maçãs finamente. Trituram-se as tâmaras, o sumo de laranja, a metade da maçã, a canela e a água. Mistura-se este preparado com as maçãs e coloca-se por cima da base da tarte.

Está pronta a servir.

Pode fazer download da receita em PDF aqui: Tarte de Maçã Crudívora

 

Pin It on Pinterest