Casinhas de Biscoito

Casinhas de Biscoito

Em Dezembro começa a cheirar a Natal. Apesar de este ano esta época ser completamente diferente daquilo que estamos habituados, podemos transformá-la naquilo que quisermos. Deixamos então uma sugestão bastante divertida para fazermos com os mais pequenos e graúdos e darmos asas à nossa criatividade: a construção de casinhas de biscoito.

Tradicionalmente originárias da Alemanha, baseadas no conto Hansel e Gretel, estas casinhas são normalmente feitas com gengibre. Mas decidimos criar com outra a receita. Deixamos ao seu critério os sabores que gosta de adicionar. O molde também foi simplificado e o resultado foi um estrutura com a sua “personalidade”, mas garantimos que foi muito divertido.

A receita da massa encontra-se nos anexos abaixo. Nós usámos ovos das nossas galinhas felizes e por alguns terem tamanhos distintos, influenciou a textura da massa (tenham isso em conta quando prepararem  a massa). Acrescentámos um pouco de farinha e resolvemos o problema. A temperatura da massa também importa, pois como leva manteiga, se aquecer muito nas nossas mãos, começa a derreter. Se isso acontecer, pode colocar-se um pouco no frigorífico.

Nota: na nossa experiência, algumas das peças da casa ficaram um pouco tortas. Usámos essa oportunidade para nos libertar do perfeccionismo. No forno, podem também acontecer algumas alterações na estrutura, portanto, é melhor deixar uma margem no corte para possíveis encolhimentos.

Ao deixar arrefecer a massa devem colocar-se as peças numa superfície lisa. Isto é muito importante, para que as paredes e os telhados não fiquem ligeiramente abaulados como aconteceu com as nossas casinhas.

Podem imprimir ou apenas baixar a receita e todo o passo a passo, não esquecendo do molde. Depois de prepararem tudo e decorarem a vossa casinha, podem enviar uma foto para o nosso email (casaescola@solucaoperfeita.com), deixando a vossa partilha e experiência como inspiração a todos os que quiserem tentar.

Deixo agora um exemplo de decoração experimentado por nós!

O passo a passo e o molde das casinhas encontra-se abaixo.

Divirtam-se!

Ângela

Torta de Laranja

Torta de Laranja

Torta de Laranja

A laranja doce foi introduzida na Europa pelos portugueses no século XVI.

É por isso que as laranjas doces são denominadas “portuguesas” em vários países, especialmente nos Balcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialetos italianos.

A torta de laranja é da região de Lisboa.

Bom apetite!

Doses

8

Tempo de preparação

45 minutos (tempo de cozedura incluído)

Categoria:

Doces/Sobremesas

Para servir:

Sobremesa ou lanche

Introdução
Sobre esta receita
As tortas são habitualmente doces sob a forma de bolo que, confeccionado simples, é enrolada. Então tortas serão o que também se chama bolo enrolado. A Torta de Segredos, oriunda do Convento de Nossa Senhora do Carmo de Aveiro, possivelmente deu origem às tortas de laranja. Mas a Torta de Laranja, como hoje é mais conhecida, deve ter sido oriunda do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Lagos.
Fonte:  Estilo de Vida
Ingredientes:
  • 500 g de açúcar
  • 50 g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 laranjas (raspa e sumo)
  • 12 ovos
A laranja é muito conhecida por ser fonte de vitamina C. A vitamina C é o nutriente mais importante da laranja. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa. As laranjas produzidas em agricultura biológica parece que são mais ricas em vitamina C.

Preparação:

1º Passo

Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal. Unte o papel vegetal também. Pré-aqueça o forno a 180º.

2º Passo

Bata os ovos com o açúcar. Junte o sumo e a raspa das laranjas e misture.

3º Passo

Acrescente a farinha de trigo misturada com o fermento e bata até misturar bem todos os ingredientes.

4º Passo

Deite o preparado no tabuleiro e leve ao forno até cozer (aproximadamente 20 minutos, dependendo do forno).

5º Passo

Enrole a torta ainda quente.

Pode polvilhar a torta com um pouco de açúcar.

Faça Download da receita em PDF

A nossa experiência

Um doce simples e de preparação fácil. Uma delícia!!!

Isabel

“Uma sobremesa clássica, fácil de fazer e deliciosa!”

Ângela

Mais receitas brevemente…

Tarte de Maçã Crudívora

Tarte de Maçã Crudívora

Tarte  de Maçã Crudívora

Ingredientes:

Base

  • 2 xícaras de tâmaras sem caroço
  • 2 xícaras de caju

Recheio

  • 3 maçãs
  • 1 xícara de tâmaras sem caroço
  • Sumo de 1 laranja pequena
  • Canela a gosto
  • Água q.b.

Preparação

Base: Trituram-se os ingredientes até ficar uma massa maleável. Coloca-se o preparado na base da forma e pressiona-se até que fique tudo ligado e uniforme.

Recheio: Descascam-se as maçãs e reserva-se 1 metade de maçã. Cortam-se as maçãs finamente. Trituram-se as tâmaras, o sumo de laranja, a metade da maçã, a canela e a água. Mistura-se este preparado com as maçãs e coloca-se por cima da base da tarte.

Está pronta a servir.

Pode fazer download da receita em PDF aqui: Tarte de Maçã Crudívora

 

Pin It on Pinterest