Bolo de Agrião

Na horta da Casa Escola temos abundância de agrião e tentamos usá-lo de diferentes formas, aproveitando as suas propriedades nutritivas e medicinais.

Este delicioso bolo combina o inconfundível sabor do agrião e a sua vibrante cor, sendo excelente para servir ao lanche ou à sobremesa.

Doses

10 fatias

Categoria:

Bolos

Para servir:

Sobremesa ou lanche

O agrião é bastante utilizado em saladas, mas as suas propriedades medicinais permitem utilizá-lo de outras maneiras. Como xarope ou tónico é útil para o sistema respiratório, sendo desconngestionante e expectorante.

Ingredientes:

• 150 gr de agrião
  • 4 ovos
  • 1+1/2 chávenas de açúcar amarelo
  • 2 chávenas de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 100 ml de azeite
  • 50 ml de leite

Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Arranje e lave os agriões.
  3. No liquidificador junte as gemas, o agrião, o azeite, o leite e o açúcar. Triture bem.
  4. Bata as claras em castelo.
  5. Misture o preparado dos agriões com a farinha e o fermento. Envolva as claras batidas.
  6. Leve ao forno, numa forma untada com farinha e manteiga, durante 50 minutos ou use um palito para testar a cozedura.

Faça Download da receita em PDF